Muitas vezes, ao arrumar uma mala para viagem, nos deparamos com o desafio de conseguir colocar tudo dentro do espaço - normalmente pequeno - que temos. Seja uma mala de rodinhas ou uma bagagem de mão, precisamos sempre ter em mente que o planejamento é a chave para que nada nos falte no local de destino. É pensando nisso que separamos algumas dicas práticas para otimizar a mala para o feriadão que vem por aí:
Teste seus looks
Levar algumas peças a mais para não ser pego desprevenido é ótimo, porém deixar para fazer a combinação de roupas somente ao chegar no local acaba nos fazendo repetir aquele “look certeiro” e deixar algumas peças intocadas. O truque é prever um look para cada dia, separando e visualizando todos antes de arrumar. Dessa forma, as combinações já vão estar prontas e é possível enrolar as peças juntas para agilizar na hora de se vestir. Se você vai fantasiado, todos os itens já devem estar presentes.
Calcule o número de peças
Manchar ou molhar uma peça de roupa é algo imprevisível e queremos sempre estar preparados para essa situação. O ideal é seguir aproximadamente uma parte de baixo para cada duas partes de cima.
Para itens menores, como roupas íntimas e roupas de banho, deve-se levar um número equivalente aos dias de estadia com uma folga de dois conjuntos extra. Meias também devem manter essa indicação. Quanto aos calçados em si, um tênis confortável para pular o Carnaval é a melhor pedida, junto a uma sandália para praia ou banho e, no máximo, dois outros calçados mais elaborados para ocasiões que possam surgir. E pense sempre: curtir a folia na rua pode sujar um pouco seu calçado, mas é o item que as pessoas menos olham, então, se for utilizar várias fantasias, tente levar um calçado coringa que combine com todas (ou quase todas) elas.
Reutilize e acessorize
Reaproveitar look também ajuda a diminuir o número de peças a serem levadas e, consequentemente, aumenta o espaço na mala. Para não ficar com aquela cara de repetição, acessórios ajudam a transformar e elevar o look. Brincos, colares, pulseiras, e cintos são os melhores amigos de qualquer produção. Levá-los em uma necessaire própria ajuda a não danificar os itens durante o transporte.
Necessaire para o necessário
Todo o material de higiene e beleza deve caber dentro de uma única necessaire, portanto, escova de dente, creme dental, perfume e maquiagem devem ser mantidos juntos. Para não perder espaço dentro da mala, a necessaire pode ser feita de tecido com fechamento de zíper para conseguir se encaixar no melhor espaço dentro da mala.
Não esqueça de que o melhor caminho é sempre levar itens que durem a quantidade de dias que a viagem levar. Muitos lugares comercializam pequenos frascos com borrifador, então vale também já preparar um jogo em casa com todos os líquidos etiquetados.
Encare o glitter como algo onipresente durante a folia: no fim do Carnaval, ele provavelmente vai estar em todas as suas peças, mas não se preocupe com isso! Lembre somente de levar uma embalagem ou pote vedável para guardá-lo dentro da necessaire enquanto não estiver usando e durante o transporte, para que acidentes não aconteçam.
Aproveite cada centímetro
Saber organizar o espaço disponível é um conhecimento que leva tempo: identificar os tecidos que não amassam, saber nivelar peças dentro da mala, lembrar de separar itens pequenos dos itens grandes. No entanto, o mais fácil sempre é preparar cada look em rolinhos, que auxiliam a diminuir o espaço vazio na mala e permitem tirar itens da mala sem bagunçar tudo procurando uma peça específica.
Deixe espaço para a volta
Depois da viagem, a gente sempre acaba se empolgando e levando algum souvenir, peça nova ou um presente. Então, lembre-se de que a mala deve fechar de maneira leve, sem precisar forçar o zíper ou comprimir os lados. Caso você saiba que alguns itens não vão voltar intactos, como itens com pena, papel crepom e outros materiais suscetíveis a estragos, considere não trazê-los de volta.
Nesse feriadão, o objetivo é se divertir. Planeje bem sua bagagem antes da ida e curta cada segundo do seu destino de Carnaval sem precisar pensar “com que roupa eu vou?”, para que esses dias de folias voltem recheados de boas memórias!