Sem dúvidas, um aparelho de ar-condicionado ou um ventilador potente podem ajudar a manter a casa mais refrescante no verão. Mas você sabia que a decoração também tem esse poder? Pois é! Bastam alguns truques para que os elementos da sua decoração também contribuam para refrescar a casa na estação mais quente do ano. Mudar os móveis de lugar, investir em tecidos mais leves e até mesmo substituir as lâmpadas são ótimas estratégias para favorecer o conforto térmico. Separamos cinco dicas infalíveis para você colocar em prática.
- Facilite a circulação de ar
A questão da circulação de ar começa no momento da obra, quando os engenheiros projetam o imóvel de modo que a incidência solar direta se concentre nas áreas externas da casa. Mas, mesmo depois do ambiente finalizado, dá para favorecer ainda mais o conforto térmico com uma medida muito simples como abrir as portas e janelas sempre que possível. Apenas lembre-se que, para garantir uma boa circulação de ar, é necessário formar uma corrente dentro da casa.
- Encontre a posição correta do ventilador
Ao contrário dos aparelhos de ar-condicionado, os ventiladores não têm a capacidade de resfriar o ambiente, mas de fazer o ar circular. No entanto, se estiverem mal posicionados, não vai adiantar muita coisa. Ao anoitecer, por exemplo, o ventilador deve ser colocado de frente para a janela, com a parte dianteira apontada para fora. Isso porque durante a noite a temperatura no ambiente externo é menor do que na parte interna. Assim, o aparelho consegue empurrar o ar quente da casa para o lado de fora, ao mesmo tempo em que traz ar fresco para dentro. Durante o dia, se o calor estiver muito intenso, um ótimo truque é colocar um pote de gelo ou uma garrafa de água gelada em frente ao ventilador, contribuindo para um vento mais frio.
- Troque os tecidos pesados
No inverno nada pode ser mais aconchegante do que descansar os pés no tapete quentinho ou deitar-se sobre a manta felpuda do sofá. Por outro lado, no verão nós gostamos mesmo é de pisar descalços no piso frio, concorda? Então, assim que a temperatura começar a subir, dê uma renovada na decoração da casa e retire tudo aquilo que possa acumular calor.
Comece retirando tapetes, mantas e almofadas pesadas demais. Substitua-os por tecidos leves, como o algodão, ou fibras naturais, como sisal ou bambu.
- Feche o forro das cortinas
O forro é um grande aliado para manter a casa fresca no verão, pois ele bloqueia o excesso de iluminação natural, fazendo com que a luz não seja absorvida na forma de calor. Para garantir o melhor resultado, recomenda-se que a parte do forro virada para fora seja branca. Se você estiver receoso de deixar o ambiente escuro demais, uma ótima solução é investir em películas reflexivas no vidro da janela, como aquelas utilizadas em carros. Assim, o sol vai incidir e retornar para fora. E não se esqueça do truque mais simples de todos: qualquer que seja o modelo de cortina escolhido, prefira sempre as cores claras, pois elas dissipam melhor a luz solar.
- Substitua as lâmpadas incandescentes por LED
Trocar os modelos de lâmpadas incandescentes por versões de LED faz toda a diferença no conforto térmico da residência. Além de serem mais eficientes e duráveis do que as lâmpadas tradicionais, os modelos de LED são vantajosos para o meio ambiente. Isso porque eles reduzem não somente o gasto energético, mas, também, a produção de lixo tóxico (pois não contêm mercúrio) e a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa.
Dica extra: É claro que não podíamos nos esquecer desta dica unânime, que é cultivar plantas dentro de casa. Além de serem as queridinhas da decoração natural, elas são capazes de refrescar o ambiente de uma maneira quase instantânea. Afinal, conforme você rega a espécie, ela vai transpirando o excesso de água para o ambiente, mantendo a casa fresca no verão ou no inverno. Confira aqui cinco flores de fácil cultivo para se ter em casa!